segunda-feira, janeiro 02, 2012

Mofo Branco da soja é preocupação no centro do Brasil


Enquanto a maioria das notícias nos últimos dias foi sobre o tempo seco no sul do Brasil, os agricultores de Goiás e Minas Gerais, têm o problema oposto ? tempo muito chuvoso e céu muito nublado


Sua preocupação é que o tempo chuvoso possa aumentar o registro de doenças na cultura da soja. Nas últimas semanas um sistema está parado sobre a região com constante condições de nebulosidade. A preocupação é que a falta de sol e condições secas promova o crescimento e a propagação de doenças fúngicas.

Em pesquisa do CenárioMT, descobrimos que o Mofo branco já foi identificado nos campos de soja de Goiás e a continuidade do tempo úmido pode ajudar na propagação da doença. A outra doença que eles estão preocupados é com a ferrugem da soja. Até agora, houve apenas três casos de ferrugem registrados no estado de Goiás, mas isso pode mudar rapidamente.

O problema com o clima úmido e o controle da ferrugem é o fato de que os fungicidas de contato são usados para manter a doença sob controle, o que significa que deve ser reaplicado em intervalos definidos, geralmente de 20 a 30 dias. Durante os períodos de tempo chuvoso, os intervalos entre as aplicações precisam ser reduzidos para, em alguns casos, apenas 15 dias. O intervalo de redução é devido à fortes chuvas que lavam as plantas retirando o fungicida. Se o agricultor não pode aplicar o fungicida no tempo correto devido ao solo molhado, a doença pode ficar fora de controle, resultando em perdas de produtividade.

No momento atual, a ferrugem não é uma grande preocupação no Brasil com apenas 15 casos da doença sendo relatados em todo território.

FONTE: PORTAL DO AGRONEGOCIO

Café: alta externa não impulsiona negociações no Brasil

Com a proximidade do final do ano, o ritmo de negociações no físico brasileiro segue calmo.

Mesmo com a alta nas cotações externas, colaboradores do Cepea comentam que agentes têm preferido aguardar 2012 para voltar à ativa.

Neste cenário, o Indicador CEPEA/ESALQ tipo 6 bebida dura para melhor, posto na capital paulista, fechou a R$ 492,44/saca de 60 kg na quarta-feira, 28, alta de 1,2% entre 21 e 28 de dezembro. Em relação ao robusta, o Indicador CEPE/ESALQ do tipo 6 peneira 13 acima fechou a R$ 298,95/saca de 60 kg, avanço de 1,34% no mesmo período – a retirar no Espírito Santo.

FONTE: PORTAL DO AGRONEGOCIO

Institucional Cia da Terra - Conheça o que move essa empresa!

Cia da Terra- Patrocinadora do Programa MG Rural Uberlandia e Região - TV Globo