quinta-feira, janeiro 05, 2012

AGROTÓXICOS: MÍDIA DIVULGA MATÉRIAS POSITIVAS E ESCLARECEDORAS SOBRE O ASSUNTO.

Depois de divulgado o resultado das análises da ANVISA, a mídia brasileira, em geral, estigmatizou os agrotóxicos como "vilões". No entanto, algumas matérias fugiram do senso comum e investigaram o uso dos defensivos e sua metodologia, esclarecendo os mit

Em dezembro de 2011, a ANVISA divulgou os resultados do seu Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos nos Alimentos (PARA), destacando a ocorrência de contaminação em 28% das frutas, vegetais e hortaliças analisadas.

Porém, como é sabido no meio agrícola, no pacote dos “contaminados”, a ANVISA não discrimina a informação do que é resíduo elevado (3,6%) e do que é uso indevido (produtos não registrados para a cultura analisada, representando 96,4% dos casos), ocasionando um número alto e induzindo ao pânico.

A mídia brasileira, no geral, vendeu a informação da ANVISA e ajudou a propagar o medo, sem realizar uma análise aprofundada e técnica, necessária para esclarecer a população.

Porém, dentre a “enxurrada” de informações que novamente tornaram o agrotóxico o grande vilão, destacamos algumas matérias que, ao nosso ver, fugiram do senso comum e investigaram o uso de agrotóxicos e sua metodologia, esclarecendo os mitos sobre o assunto.

- Revista Veja, 04/01/2012 – “A verdade sobre os Agrotóxicos” (clique aqui para ler). Matéria de Daniela Macedo e Gabriella Sandoval.
- Programa Bem Estar, Rede Globo, 22/12/2011 – “Agrotóxicos não afetam a qualidade dos alimentos” (clique aqui para assistir).

Parabenizamos aos jornalistas e veículos de ambas as matérias, por prestarem um grande serviço à população: a de esclarecer e dissolver a erronia imagem que possuem os agrotóxicos, tão importantes na produção de alimentos.

FONTE: ANDAV

Institucional Cia da Terra - Conheça o que move essa empresa!

Cia da Terra- Patrocinadora do Programa MG Rural Uberlandia e Região - TV Globo