quinta-feira, fevereiro 23, 2012

A produção de cana do CS deve crescer 41 milhões de toneladas em 2012

O IDEA concluiu pesquisas nas principais regiões canavieiras do Centro Sul do Brasil e apresenta a sua primeira previsão de safra para 2012/13

A produção canavieira deverá crescer 41 milhões de toneladas, devendo atingir 533 milhões de toneladas disponiveis para colheita.

Levantou-se que no ano passado os canaviais se expandiram apenas 347 mil hectares,porém as reformas de áreas devem superar 1,2 milhões de hectares, demonstrando que o setor está iniciando a sua recuperação, após praticamente tres anos de baixo crescimento por falta de recursos para reformar os canaviais declinantes.

Segundo a UNICA, orgão cujas pesquisas são apoiadas pelo CTC, o CS moeu 492 milhoes de toneladas até 31 de dezembro de 2011.Os numeros do IDEA na primeira quinzena de dezembro apontavam 484 milhões de toneladas de cana industrializadas. A área de produção de cana no CS deverá atingir ao final desta safra 7,4 milhões de hectares, sendo 4,4 milhões de hectares somente no Estado de São Paulo.Segundo esta pesquisa, ao final da safra 2012/13, a área dos canaviais deverá atingir 7,9 milhões de hectares em produção, devendo se expandir 495 mil hectares principalmente nas novas regiões.

No ano de 2011, o plantio de cana de 12 meses bateu todos os recordes, alcançando 762 mil hectares, devendo até o fim da presente safra, formar mais 782 mil hectares como cana de ano e meio, as quais serão colhidas somente em 2013.O aumento de 41 milhões de toneladas esperado de cana para moagem em 2012, ainda será insuficiente para atender as demandas do mercado interno de etanol. A oferta de etanol será maior em em quase 2 bilhões de litros no CS, se o mix de produção industrial não se alterar.Espera-se que a Petrobras desta feita, se prepare para o consumo de gasolina e não divulgue depois que foi surpreendida por uma nova quebra na produção de cana.

FONTE: PORTAL DO AGRONEGOCIO

Colheita de soja do Brasil está adiantada ante 2010/11

Quase 20 por cento da colheita de soja do Brasil na temporada 2011/12 já foi concluída, informaram consultorias agrícolas nesta quarta-feira (22), apontando que os trabalhos estão cerca de 10 pontos percentuais à frente do índice verificado na mesma época do ano passado

"A colheita de soja na região centro-sul do Brasil (principal produtora) avançou 6 pontos percentuais na semana de 11 a 17 de fevereiro, totalizando assim 18,6 por cento... mostra-se 10,2 pontos percentuais acima do mesmo período do ano passado", informou relatório da consultoria Clarivi.

Considerando também a colheita no Nordeste, onde os trabalhos estão mais lentos em relação ao Sul e ao Centro-Oeste, a colheita no Brasil atingiu 17 por cento da área até a última sexta-feira, segundo a AgRural, outra de empresa de análise de mercado agrícola.

"O índice representa avanço de seis pontos percentuais em relação aos 11 por cento da sexta passada (10 de fevereiro), supera os 9 por cento de um ano atrás (quando os trabalhos estavam atrasados) e fica acima também dos 13 por cento da média de cinco anos", disse a AgRural em relatório divulgado nesta semana.

Em Mato Grosso (maior produtor brasileiro de soja), que conseguiu plantar mais cedo na safra 2011/12, mais de um terço da safra já foi colhida. No Paraná, segundo Estado para a oleaginosa do Brasil, quase 20 por cento da área já foi colhida.

No Paraná, há certa preocupação com a falta de chuva para as lavouras plantadas mais tarde, que tinham escapado dos problemas da estiagem que quebraram fortemente a safra paranaense, notou a AgRural.

"A preocupação, agora, é com as áreas que plantam mais tarde, cujas lavouras estão na fase decisiva de enchimento de grãos. Embora não se fale ainda em quebra de safra, já há relatos de perdas na região de Ponta Grossa. Guarapuava também tem sentido a irregularidade das chuvas, mas ainda espera uma boa safra", acrescentou a AgRural.

O Brasil é segundo produtor global de soja. Devido à seca, colherá uma safra inferior ao recorde de mais de 75 milhões de toneladas na temporada passada.

Apesar do avanço da colheita, os preços se mantêm firmes no país, com os ganhos no mercado internacional, sustentados recentemente por grandes compras da China de soja norte-americana , e também por preocupações em relação à safra da América do Sul.

Segundo relatório recente da consultoria Informa Economics FNP, os preços têm atraído interesse na ponta vendedora.

BOM VOLUME PARA COLHEITA

Levantamento da consultoria Céleres também aponta que cerca de 20 por cento da área de soja já foi colhida, e acrescenta que "pouco mais da metade das lavouras (51 por cento) tenham passado pela fase de maturação, contra 45 por cento registrado na mesma época do ano anterior".

"Dessa forma, o produtor brasileiro já tem à disposição um representativo volume da safra praticamente pronto para ser colhido...", disse.

FONTE: PORTAL DO AGRONEGÓCIOS

O percentual comercializado também avançou na semana passada. A Céleres estima que 53 por cento da produção já foi comercializada, estável ante o mesmo período do ano anterior, mas acima da média de cinco anos de 43 por cento.

Institucional Cia da Terra - Conheça o que move essa empresa!

Cia da Terra- Patrocinadora do Programa MG Rural Uberlandia e Região - TV Globo