quinta-feira, abril 19, 2012

FrutificaMinas 2012 tem início nesta terça-feira

Encontro em Teófilo Otoni leva boas práticas a produtores de mudas

A primeira etapa do Circuito Mineiro de Fruticultura (FrutificaMinas) 2012 será realizada nesta terça-feira (17/4), em Teófilo Otoni, município do Vale do Mucuri. Criado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e coordenado pela Emater-MG, o circuito consiste na realização de encontros para difundir boas práticas de produção entre os fruticultores, melhorar a gestão do negócio e estimular a organização dos produtores principalmente para o aperfeiçoamento da comercialização.

Na parte da manhã haverá uma palestra do fiscal agropecuário do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Thiago Henrique Pena Moreira, sobre a legislação de defesa vegetal, com ênfase nas normas para a produção e transporte de mudas. No período da tarde, técnicos da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) vão ministrar um curso teórico e prático sobre a produção de mudas, envolvendo temas como enxertia, semeadura e outros.

Para o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Elmiro Nascimento, a demanda por frutas é crescente no mercado interno, mas é necessário trabalhar também para a obtenção de espaço no mercado externo, que já manifesta interesse por diversos produtos dos pomares mineiros. “Por isso é necessária uma produção sustentável de frutas de alta qualidade”, afirma.


FONTE: GLOBO RURAL ONLINE

China deve importar 4,63 milhões de toneladas de soja em abril

A importação real deve ser maior do que a estimativa, que é feita com base no monitoramento de cargas

A China deve importar 4,63 milhões de toneladas de soja neste mês, abaixo das 4,83 milhões de toneladas de março, mas bem acima das 3,88 milhões de toneladas de abril de 2011, informou o Centro Nacional de Informação sobre Grãos e Óleos da China (CNGOIC, na sigla em inglês).

A importação real deve ser maior do que a estimativa, que é feita com base no monitoramento de cargas, afirmou por meio de relatório o centro ligado ao governo.

O Ministério do Comércio projetou no início do mês que as compras de soja do exterior podem atingir 5,63 milhões de toneladas em abril.

Segundo o CNGOIC, as importações de soja devem alcançar 5,2 milhões de toneladas em maio e 15,3 milhões no segundo trimestre, ante 13,33 milhões de toneladas no primeiro trimestre.

Neste ano comercial, que começou em 1º de outubro, o centro estima que a China importou 55 milhões de toneladas da oleaginosa.

FONTE: REVISTA GLOBO RURAL

Institucional Cia da Terra - Conheça o que move essa empresa!

Cia da Terra- Patrocinadora do Programa MG Rural Uberlandia e Região - TV Globo