quarta-feira, maio 22, 2013

Produtores do Triângulo Mineiro investem na segunda safra


30 a 35 % das áreas plantadas na região se dedicam a segunda safra


A safrinha ou safra de inverno são nomes referentes ao plantio no período de fevereiro a março, logo após a colheita da primeira safra do ano.  Apesar do plantio ser feito no verão, a colheita se dá no inverno, nos meses de julho e agosto. Com o aumento da importância deste período e investimentos crescentes sobre o mesmo, hoje já recebe o nome de segunda safra.

No Triângulo Mineiro o investimento na segunda safra é bem recente, diferentemente de estados como Mato-Grosso e Paraná que já se dedicam a segunda safra há mais de 20 anos. Ela só é possível e viável quando o produtor rural utiliza a soja superprecoce na primeira safra, dessa forma, o ciclo da cultura é menor. De acordo com o técnico agrícola da Cia da Terra, Antonio Donizete, de 30 a 35% das áreas plantadas no Triângulo Mineiro são dedicadas a segunda safra. “Essa percentagem deve ser maior no ano que vem, a expectativa é de 45%, pois terá mais disponibilidade da semente da soja superprecoce no mercado”, ressalta.

As culturas para essa safra são milho, sorgo e girassol, além de aumentar a produtividade e rentabilidade, ela protege e conserva o solo. “Com o plantio direto da primeira para a segunda safra se aumenta a adubação do solo, o que favorece a matéria orgânica”, esclarece. Para o produtor é muito vantajaso já que em um ano ele consegue praticamente duplicar sua produção “A plantação de milho da segunda safra, por exemplo, deve ser maior que a da primeira aqui no Triângulo Mineiro nos próximos anos”, conclui.

Institucional Cia da Terra - Conheça o que move essa empresa!

Cia da Terra- Patrocinadora do Programa MG Rural Uberlandia e Região - TV Globo