sexta-feira, novembro 29, 2013

Cia da Terra contribui para liberação de defensivo que combate a Helicoverpa

A Cia da Terra em Capinópolis, o Sindicato Rural local e produtores da região, ao notarem a existência da lagarta Helicoverpa, montaram armadilhas para capturá-las e enviarem à Universidade Federal de Uberlândia (UFU), onde foi produzido um laudo comprovando que a lagarta em questão era a Heliverpa armigera.

O presidente do Sindicato Rural de Capinópolis, Paulo Henrique Fontoura, foi até Belo Horizonte solicitar junto ao governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, a liberação do defensivo agrícola que tenha como ingrediente ativo a substância Benzoato de Emamectina, que combate à praga. O uso foi aprovado, desde que os produtores sigam as orientações contidas no documento. As propriedades que utilizarem a substância serão acompanhadas por fiscalização.

Dentre as diretrizes estabelecidas na  Portaria nº 1.109, de 7 de novembro está o vazio sanitário e a destruição de restos culturais. Atualmente no país, Bahia, Mato Grosso, Goiás e parte de Minas Gerais são declarados oficialmente em estado de emergência fitossanitária em função dos estragos causados pela lagarta. 





Sobre a Helicoverpa

Segundo a Embrapa, “Helicoverpa armigera é uma lagarta identificada recentemente, que tem surpreendido produtores e pesquisadores pelo seu poder de destruição, causando prejuízos, principalmente, às lavouras de milho, soja e algodão”.

Institucional Cia da Terra - Conheça o que move essa empresa!

Cia da Terra- Patrocinadora do Programa MG Rural Uberlandia e Região - TV Globo