terça-feira, setembro 20, 2011

Cultivar de soja tem máxima produtividade

BRS Sambaíba alavanca produção na região de Mapito, antes com histórico de baixos índices de produção

Com um histórico de baixas produtividades quando o assunto era a cultura da soja, a região de Mapito, mais importante fronteira agrícola do Norte/Nordeste, tem contado com índices interessantes graças à introdução de uma variedade chamada BRS Sambaíba. Com uma produtividade média que gira em torno de 3000kg a 3600kg por hectare, a cultivar é a atual vencedora do concurso Desafio Nacional de Máxima Produtividade, organizado pelo Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB), com produtividade de 100,63 sacos por hectare.

Segundo com Dirceu Klepker, pesquisador da Embrapa Soja, essa soja foi lançada há bastante tempo pela Embrapa e as principais recomendações de manejo são o espaçamento em torno de 45cm e população entre 200 e 250 mil plantas.

É uma soja convencional que exige alguns cuidados com o manejo de plantas daninhas, mas tem apresentado ótimo desempenho, normalmente em áreas novas do Cerrado — afirma o pesquisador.

Com uma produtividade média que gira em torno de 3000kg a 3600kg por hectare, a Sambaíba apresenta ciclo bruto de maturidade de 9.3. No entanto, como ela é utilizada em diversas regiões do país, o ciclo pode variar em função da localização.

Ela não tem resistência específica a pragas. No entanto, tem mostrado boa tolerância às principais doenças que normalmente ocorrem no campo — acrescenta Klepker.

Para ele, o principal benefício da cultivar para o produtor rural é sua estabilidade quando o assunto é produtividade. Ele conta que dificilmente o produtor que utiliza essa cultivar tem surpresas no sentido de baixas produtividades.

Ela normalmente mantém uma produtividade média acima dos custos de produção da lavoura — garante.

O pesquisador conta ainda que essa cultivar mudou a história da soja, principalmente na região do Mapito, onde as produtividades eram bastante variáveis e habitualmente baixas. Klepker diz que, com o início do cultivo da Sambaíba, tem sido possível manter uma estabilidade produtiva bastante interessante na região.

FONTE: PORTAL DO AGRONEGÓCIO

Nenhum comentário:

Institucional Cia da Terra - Conheça o que move essa empresa!

Cia da Terra- Patrocinadora do Programa MG Rural Uberlandia e Região - TV Globo