quinta-feira, setembro 08, 2011

Governo e setor do café devem aproveitar momento de bonança, diz representante da Agricultura

Governo e setor do café devem aproveitar momento de bonança, diz representante da Agricultura
Alta do grão no Brasil deve encorajar políticas agrícolas a minimizar possíveis riscos no futuro


O secretário interino de Política Agrícola do Ministério de Agricultura, Edilson Alcântara, afirmou nesta segunda, dia 5, que o país vive um momento de "bonança" e que é preciso desenvolver modelos eficientes para se apoderar deste momento. Falando a uma plateia composta por representantes da cafeicultura nacional, ele destacou que pela primeira vez na história mundial do mercado do café o produtor brasileiro está conseguindo se "apoderar" de um bom momento, já que os preços do grão estão em alta nos últimos anos, sem que haja qualquer quebra de safra no País.

– É preciso dar tranquilidade ao setor agrícola e pararmos com esta história de que vamos consertar tudo o que estava errado. Vamos dar instrumentos para dar continuidade às políticas que vêm sendo implementadas. E este é o momento mais estratégico para a produção. Cabe à Política Agrícola minimizar possíveis riscos no futuro, disse.

Edilson Alcântara destacou a intenção do Ministério de criar um plano plurianual parametrizado, diferenciado e declarado para cada cadeia produtiva de forma a "desenvolver uma agenda estratégica.

– Deverá ser uma agenda voltada à contenção da volatilidade de preços e garantia de renda, com foco em agregação de tecnologia, melhoria de gestão e disseminação do seguro contra riscos climáticos – afirmou.

O secretário lembrou que ultimamente o "clima está surpreendendo" e é preciso ficar atento.

–Temos uma grande parte dos produtores de café concentrada em pequenas propriedades que não sustentam uma quebra e aí vamos ter que entrar no ciclo de renegociação de dívida. O importante agora é trabalhar realocação de recursos para seguro e resseguro do café – declarou.

Ele defendeu também a criação de um cadastro geral de produtores agrícolas, dividido por cadeia produtiva, de forma a assegurar acompanhamento mais próximo do Ministério de cada produtor e de suas peculiaridades.

– Temos que criar condições de o produtor e a própria indústria agrícola se apoderarem do crédito, porque alguns não têm acesso e fica lá o banco fazendo um teatro sem que possamos saber de fato o que está acontecendo, disse, lembrando que a subvenção federal tem que ser tratada de maneira diferenciada para cada cadeia e para cada produtor dentro de uma única cadeia – concluiu.

FONTE: AGÊNCIA ESTADO

Nenhum comentário:

Institucional Cia da Terra - Conheça o que move essa empresa!

Cia da Terra- Patrocinadora do Programa MG Rural Uberlandia e Região - TV Globo