segunda-feira, outubro 17, 2011

Mercado de produtos orgânicos cresce no Brasil

Com isso, Emater em Arcos começa a incentivar a produção de tomates orgânicos

O crescimento do mercado de produtos orgânicos tem mudado as perspectivas de muitos produtores rurais da agricultura familiar no país. Segundo a Associação Brasileira de Orgânicos, de 2009 para 2010 houve um crescimento de 40% no setor. Pensando nisso, em Arcos, no Centro-Oeste de minas, a Emater começou este ano a incentivar a produção de tomates orgânicos.

O agricultor Desedino José Soares planta tomates há 15 anos e trabalha na agricultura convencional. Mas este ano decidiu investir no cultivo do produto orgânico. Na propriedade dele a nova lavoura é de responsabilidade do filho. Para ele, a principal vantagem da produção é não ter que trabalhar com produtos tóxicos.

Para evitar o ataque de pragas como a traça, o grilo ou a mosca branca na lavoura de tomate orgânico são utilizados predadores naturais como a joaninha, as vespas e caldas feitas de plantas. Depois da colheita a diferença é que o alimento natural é mais rico em vitaminas e sais minerais. Vantagens que deixam a esposa do agricultor, Sirlene Soares, orgulhosa. Na primeira colheita já é possível perceber que a produção aumentou. Desdino ganhou novos clientes.

Outra diferença entre o tomate convencional e o orgânico está no preço. A caixa com 20 quilos de convencionais de primeira linha custa, em média, R$20. Já a mesma quantidade do natural sai em torno de R$40 para a venda. Em Arcos, são 156 produtores que produzem mais de três mil toneladas de tradicionais por ano, mas para contribuir para a saúde de quem consome e aumentar o lucro de quem vende a Emater incentiva a mudança em toda a produção. Mas muitas vezes a iniciativa esbarra na resistência de quem ainda não conhece a técnica.

Apesar de a participação ainda ser pequena no mercado agropecuário brasileiro o setor de orgânicos cresce a cada ano. Segundo a Associação Brasileira, a estimativa é que até o fim deste ano haja um crescimento de 40%. E os vegetais orgânicos mudaram o cardápio na Santa Casa de Arcos. Na horta suspensa, alface, couve e cebolinha. A colheita é feita semanalmente. Nos pratos dos funcionários e pacientes de um hospital da cidade os produtos sem agrotóxicos são os preferidos.

FONTE: MEGAMINAS

Nenhum comentário:

Institucional Cia da Terra - Conheça o que move essa empresa!

Cia da Terra- Patrocinadora do Programa MG Rural Uberlandia e Região - TV Globo