segunda-feira, outubro 10, 2011

Sorriso: área plantada de milho deve ter aumento, prevê presidente

A cultura do milho depende da soja. Se a semeadura da primeira ocorrer dentro da janela de plantio, que deve ir até o começo de novembro, a área do milho safrinha em Sorriso deve passar de 230 mil para 250 mil hectares

No ano passado, devido ao atraso no plantio da soja e, consequentemente, na colheita, a área destinada ao milho safrinha reduziu em 20 mil hectares, e a produtividade passou de 1,3 milhão (2010) para 1,2 milhão (2011).

Neste ano, com as boas expectativas para a safra de soja, o vice-presidente do Sindicato Rural, Elso Pozzobon, destacou que o milho safrinha 2012 deve ser plantado em 250 a 260 mil hectares. “Quero crer que vamos aumentar a área. Mas o que vai determinar este acréscimo é justamente o que estamos presenciando agora. Se as chuvas continuarem, e o plantio for concluído cedo, os sojicultores que plantam milho vão repetir resultados de produtividade recordes registradas em anos anteriores”, destaca.

Atualmente, cerca de 90% dos sojicultores de Sorriso produzem milho de fevereiro até junho. Porém, o milho é cultivado em apenas 40% da área destinada à soja. Assim como a oleaginosa, o mercado do milho também está aquecido. Até agora, cerca de 40% da safrinha de 2012 já foi comercializada, com preços entre R$ 15 a R$ 17. Quanto à produção, a expectativa do Sindicato é colher entre 90 e sem sacas de milho por hectare.

Apesar dos números já estarem definidos em Sorriso, a produção no país deve ser divulgada hoje pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O primeiro levantamento da safra de Grãos 2011/2012 vai ser anunciado diretor de Política Agrícola e Informações, Silvio Porto, e pelo secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, José Carlos Vaz.

FONTE: SÓ NOTICIAS

Nenhum comentário:

Institucional Cia da Terra - Conheça o que move essa empresa!

Cia da Terra- Patrocinadora do Programa MG Rural Uberlandia e Região - TV Globo