quarta-feira, janeiro 25, 2012

Aumenta a ocrrência de acaro na região dos chapadões

O pesquisador Dr. Germison Tomquelski, responsável pelo setor de entomologia da Fundação Chapadão, afirma que nesta safra 2011/2012 uma das pragas que vem sendo observada com maior frequência nas lavouras de soja são os ácaros, um problema novo para alguns produtores, no entanto com ocorrência, já há alguns anos em algumas regiões do Brasil




De modo geral os ácaros perfuram as células e se alimentam do líquido exsudado, através da bomba faringeana que promove a sucção do líquido para o seu interior. O início do ataque pode ocorrer próximo às nervuras dependendo o tipo de ácaro, ou mesmo quando do aumento da população entre as nervuras. Normalmente na face inferior dos folíolos das plantas de soja, provocam alterações fisiológicas nas folhas e plantas, desfolha prematura, e levando a queda em produtividade. O pesquisador cita que a praga quando não controlada no momento oportuno poderá causar percas de 5 à 30%, em infestações de 11 à 30 ácaros por folíolo no estádio de R5.1.

Tomquelski afirma que o manejo de ácaros é muito difícil, por que quando são detectadas normalmente se encontram em altas populações, dificultando o controle, e aliado a este fato, os acaricidas não conseguem eliminar totalmente a população, por outro lado os ácaros apresenta alta taxa de reprodução podendo voltar a altas infestações, e dependendo das condições climáticas que podem aumentar e muito a população. Aplicações desordenadas de piretróides e outros organofosforados podem resultar em altas populações dos ácaros, assim o seu uso deve estar condicionado às fases finais do cultivo, após o florescimento, visto que são bons produtos para o controle de percevejos, no intuito de preservar os ácaros predadores como fitoseideos e outros. Os resultados têm demonstrado que aplicações sequenciais têm proporcionados bons controles dependendo do acaricida. Alguns podem ainda quebrar o ciclo da praga por agir em diversas fases do ciclo dos ácaros. Vale lembrar ainda que poucos são os acaricidas registrados para a cultura da soja. A tecnologia de aplicação é fundamental no sucesso do manejo destas pragas.

FONTE: FUNDAÇÃO CHAPADÃO

Nenhum comentário:

Institucional Cia da Terra - Conheça o que move essa empresa!

Cia da Terra- Patrocinadora do Programa MG Rural Uberlandia e Região - TV Globo