terça-feira, abril 17, 2012

Lagarta falsa-medideira traz preocupação para soja


A lagarta falsa-medideira (Pseudoplusia includens), sempre caracterizada como praga secundária na cultura da soja, passou a ser considerada praga principal nas últimas safras. Na safra 2011/2012, ocorreram veranicos e altas temperaturas, principalmente a partir do início de fevereiro, o que segundo os pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) são favoráveis para a ocorrência da explosão populacional dessa praga.

“Além disso, é possível afirmar que a aplicação exagerada de inseticidas sem critério técnico, no início do desenvolvimento da soja, não obedecendo aos níveis de dano indicados no manejo integrado de pragas afetaram negativamente as populações dos inimigos naturais”, explica a pesquisadora Clara Beatriz Hoffmann, da Embrapa Soja. Para a pesquisadora, as populações da lagarta falsa-medideira eram controladas naturalmente por seus inimigos naturais (principalmente por parasitoides, como as vespinhas (Copidosoma sp).

Outro problema apontado pela pesquisadora é o uso de fungicidas não seletivos para o controle da ferrugem asiática da soja, que também favoreceram o aumento dos problemas com a lagarta falsa-medideira por reduzir a incidência das doenças fúngicas como a doença branca e a doença marrom, que controlam naturalmente a lagarta falsa-medideira.

Na avaliação do pesquisador Adeney de Freitas Buenos, da Embrapa Soja, existem alguns pontos importantes para auxiliar no manejo da lagarta falsa-medideira no período reprodutivo da soja. “É importante realizar o monitoramente das pragas com o auxílio do pano-de-batida e aplicar o inseticida apenas quando for necessário (30% de desfolha no vegetativo ou 15% de desfolha no reprodutivo). Além da aplicação no momento certo, é importante escolher um produto registrado para a lagarta falsa-medideira”, diz Bueno.

Os pesquisadores da Embrapa explicam que esta lagarta tem hábito diferente da lagarta-da-soja, que sempre foi considerada uma praga principal para a soja. “A lagarta falsa-medideira é mais tolerante a inseticidas e para o seu controle necessita de doses de duas a quatro vezes maiores. Ela se alimenta de folhas da parte mediana da planta e ocorre no período reprodutivo da soja. Dessa forma, fica “protegida” pela parte superior (dossel) da planta que nessa fase da cultura está fechado. Isso dificulta o contato do inseticida com a praga e ainda é agravado, quando se utiliza um baixo volume do produto recomendado por hectare”, dizem os pesquisadores.

Outro ponto destacado pela Embrapa no manejo da lagarta falsa- medideira são as temperaturas elevadas, acima de 30 oC, e a umidade abaixo de 60%, que aumentam a evaporação do produtos químicos, dificultando o controle. “Nessas condições climáticas extremas, sugere-se controlar as lagartas durante a madrugada, quando as temperaturas são relativamente mais baixas e a umidade mais alta além da ausência de ventos que proporcionarão melhores condições para aplicação”, destacam.

Os pesquisadores Embrapa consideram a lagarta falsa-medideira uma praga importante na soja, mas que pode ser controlada com a adoção do manejo integrado de pragas. “É preciso realizar monitoramento constante, respeitar os níveis de ação e usar uma boa tecnologia de aplicação dos inseticidas” destacam.


FONTE: EMBRAPA

Nenhum comentário:

Institucional Cia da Terra - Conheça o que move essa empresa!

Cia da Terra- Patrocinadora do Programa MG Rural Uberlandia e Região - TV Globo