POR PEDRO DEJNEKA, DE CHICAGO (EUA) - REVISTA GLOBO RURAL
(Foto: Thinkstock)
O tão esperado e antecipado relatório do USDA trouxe um pouco pra todo mundo. Para o milho o relatório é visto como levemente altista e para soja, baixista. O mercado agora terá algumas sessões para digerir os dados hoje apresentados para poder depois focar na entrada da safra Sul Americana no mercado global.
O relatório de hoje bem provavelmente aliviará preocupações sobre um estoque Norte Americano de soja muito abaixo dos níveis atuais. O mercado vem cogitando desde Outubro sobre a possibilidade de estoques de soja caírem para 8 milhões de toneladas (dos mais de 11 MTs estimados atualmente). O ritmo de compras por parte dos Chineses e também o receio de que a área de colheita de soja fosse cortada agressivamente hoje eram as justificativas usadas por participantes do mercado.
Mesmo que haja reduções maiores nos próximos relatórios, o mercado agora compreenderá que estoques da oleaginosa devem ficar acima de 10 MTs, o que aponta para preços menores. A questão no momento não é tanto sobre a direção de preços para o médio prazo, mas sim, a velocidade que o mercado buscará novos níveis de equilíbrio. Acreditamos em preços rumo à área dos $9 nas próximas semanas, mas clima e ritmo de demanda ainda serão bastante monitorados pelo mercado, podendo amenizar o ritmo deste possível declínio nos preços.
Já para o milho, o relatório de hoje trouxe estoques abaixo do esperado pelo mercado. A produtividade da safra de milho do ano passado foi reduzida de forma até agressiva, ao contrário do que esperava o mercado. Ainda assim, estoques de milho estão à níveis confortáveis e não justificam uma tentativa de alta muito acima dos níveis atuais.
A baixa de 30 centavos no mercado de soja hoje deve ser colocada em perspectiva, pois o mercado ainda opera quase 20 centavos acima de onde estava na abertura do mercado noturno no domingo retrasado, dia 4 de janeiro. O mercado de soja tem forte suporte técnico nas áreas de $10,20, depois $10, e $9,90. Apenas um fechamento abaixo de $9,90 atrairia maior venda por parte de especulares; até lá, a cotações devem continuar oscilando sem maior direção, com leve viés de baixa para os próximos dias...
Nenhum comentário:
Postar um comentário