segunda-feira, setembro 19, 2011

Nova tecnologia dá início à fase de testes nas lavouras

Etapa é necessária para produção de variedades adaptadas às regiões.


Na primeira semana de outubro, 500 produtores de norte a sul do Brasil estarão testando no campo a Intacta RR2 Pro, inclusive em Mato Grosso. Nesta etapa de experimentação em campo, a Intacta ocupará um hectare em fazendas de sojicultores convidados pela Monsanto. Após a colheita, a produção deverá destruída, já que a licença do governo brasileiro permite somente a experimentação em campo com o objetivo obter o melhor da semente em cada região brasileira, como forma de buscar variedades adaptadas que assegurem o maior desempenho da Intacta, seja em proteção como em produtividade.

A Intacta RR2 Pro é a primeira desenvolvida fora dos Estados Unidos e voltada 100% à sojicultura nacional. A previsão é de que a oferta comercial da nova semente possa ser feita para a safra 12/13.

O líder da Monsanto em Soja para América Latina, Ernie Sanders, não revelou onde os testes serão realizados, mas entre os experimentos, em Mato Grosso, o Diário localizou um produtor de Lucas do Rio Verde (360 quilômetros ao norte de Cuiabá), município conhecido por difundir o uso de variedades mais precoces – ciclos mais curtos – para que se faça uma segunda safra na região, após a colheita da soja entre janeiro e fevereiro. Mas por questões de contrato, o produtor não pôde dar detalhes do projeto, mas se disse extremamente motivado com os resultados que a nova tecnologia poderá trazer a sua produção.

A preocupação com Mato Grosso trouxe Sanders ao Estado no ano passado. Ele esteve avaliando o potencial das variedades da nova soja Intacta. As variedades aprovadas foram registradas pela Monsanto no Brasil e serão essas plantadas pelos agricultores selecionados. Mato Grosso é o maior produtor de soja do Brasil e tem previsão de colher na safra (11/12), mais de 21 milhões de toneladas, o que registraria mais um recorde de produção.

Questionado sobre o custo da nova tecnologia ao produtor, Sanders afirmou que a Intacta será mais cara em relação ao que o mercado está acostumado, mas não precisou valores ou percentuais para comparações. “A Intacta é um gene da tecnologia da Monsanto que será licenciada para nove multiplicadores da semente. Temos de dar poder de escolha ao produtor”.

Sobre o Brasil, Sanders frisa que o País é o único com potencial real de expansão da sojicultura e talvez o único no mundo com este potencial. “A Intacta é só o começo de uma plataforma de tecnologias para a América Latina. A própria Intacta, no futuro, será reforçada, trará mais genes, como de controle às ervas daninhas, rendimento intrínseco, resistência aos nematóides e até controle da ferrugem asiática”. Esses dois últimos estariam disponíveis depois de 2017, nos Estados Unidos, e os outros podem estar disponíveis no Brasil neste mesmo prazo.

FONTE: AGROLINK

Nenhum comentário:

Institucional Cia da Terra - Conheça o que move essa empresa!

Cia da Terra- Patrocinadora do Programa MG Rural Uberlandia e Região - TV Globo