segunda-feira, novembro 21, 2011

Brasil pode superar EUA no consumo de café

Nova York - O Brasil pode ultrapassar os Estados Unidos no consumo de café nos próximos anos. O aumento da riqueza no Brasil está impulsionando o aumento da procura por espressos e cappuccinos, de acordo com a Abic.

"O Brasil, maior produtor de café do mundo, pode consumir mais café do que os Estados Unidos em dois ou três anos", disse Nathan Herszkowicz, diretor-executivo da Abic.

Falando antes da conferência de café Sintercafé, na Costa Rica, Herszkowicz disse que o consumo de café no Brasil está aumentando em cerca de 4% cada ano. Brasileiros, que tradicionalmente consomem café de qualidade inferior ao que é exportado, estão cada vez mais consumindo grãos finos, disse ele.

"No Brasil a classe média cresceu e tem mais dinheiro hoje em dia. Consumidores estão cada vez mais sofisticados e querem mais qualidade, eles querem a diferenciação", disse ele. "Em 2000, você não poderia encontrar o café gourmet nas prateleiras dos supermercados - agora temos 104 marcas diferentes, que são certificados como cafés gourmet", disse Herszkowicz.

A indústria de café local estima que meio milhão de casas agora têm máquinas de café expresso e monodose.

Em resposta à crescente demanda no país e no exterior, os produtores brasileiros estão realizando práticas agrícolas para melhor ajustar a qualidade e buscar preços mais altos para seus grãos, disse Herszkowicz.

O mundo depende de grandes produtores de café como o Brasil. Suprimentos de graus superiores de grãos têm curto prazo este ano, enquanto a demanda cresce, depois de o mau tempo fazer a Colômbia produzir grãos arábicas para duas temporadas.

FONTE: DCI

Nenhum comentário:

Institucional Cia da Terra - Conheça o que move essa empresa!

Cia da Terra- Patrocinadora do Programa MG Rural Uberlandia e Região - TV Globo