quarta-feira, dezembro 21, 2011

Centro de Tecnologia Canavieira lança duas variedades de cana resistentes ao clima seco e a doenças

Expectativa é de que a partir de 2013 os produtores comecem a ser beneficiados pelos produtos

Depois de dez anos de pesquisa o Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) lança duas variedades de cana-de-açúcar resistentes ao clima seco e a uma série de doenças que afetam os canaviais brasileiros. A expectativa do setor é de que a partir de 2013 os produtores já comecem a ser beneficiados pelos novos produtos.

As duas novas variedades devem começar a ser plantadas só a partir do ano que vem. Mas já chegam com a missão de mudar o cenário que o setor canavieiro enfrenta desde 2008. Isso porque em termos de produtividade a safra atual é considerada pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), a pior dos últimos 20 anos. A quebra na comparação com a temporada anterior chega a 12%.

Segundo o diretor da entidade, Sérgio Prado, o envelhecimento dos canaviais e as condições climáticas prejudicaram a produtividade. As perdas devem chegar a R$ 10 bilhões no faturamento.

Se os pesquisadores do CTC de Piracicaba, interior paulista, estiverem certos, a safra de 2013 pode ficar marcada na história do setor. As duas variedades, apresentadas no evento Cana Show, são resistentes ao clima seco e tem alta produtividade.

De acordo com o diretor de pesquisa e desenvolvimento do CTC, Tadeu Andrade, a variedade é resistente ao clima muito seco então se adapta melhor ao solo. Ele conta ainda que a cana contém alto teor de sacarose.

As variedades são chamadas de CTC 23 e CTC 24. Além de resistir ao clima adverso, são resistentes a ferrugem marrom, ferrugem alaranjada, escalcadura e ao amarelamento.

Para chegar as duas novas variedades foram 10 anos de pesquisas e mais de 80 testes. A expectativa do setor é de que São Paulo, considerado o maior produtor de cana-de-açúcar do Brasil, aumente sua participação no mercado.

FONTE: PORTAL DO AGRONEGÓCIO

Nenhum comentário:

Institucional Cia da Terra - Conheça o que move essa empresa!

Cia da Terra- Patrocinadora do Programa MG Rural Uberlandia e Região - TV Globo