sexta-feira, fevereiro 24, 2012

Produtividade + Rentabilidade = Sustentabilidade

A boa rentabilidade e produtividade já estão inseridas no conceito de sustentabilidade. Quando se trabalha a agricultura sustentável deve-se levar em conta o conceito de que, dentro de um processo de desenvolvimento sustentável, a produção agrícola deverá ser ecologicamente equilibrada, economicamente viável, socialmente justa, humana e adaptativa.

Essa agricultura deve permitir uma produção que atinja bons níveis de produtividade, com tecnologias que possibilitem ganhos de produção sem comprometer a capacidade futura de produção, por meio da manutenção dos recursos naturais.

A sustentabilidade

A sustentabilidade baseia-se na utilização de técnicas agronômicas capazes de se aproximarem cada vez mais do potencial genético produtivo da planta ou animal. Segundo Thomé Luiz Freire Guth, engenheiro agrônomo da Gerência de Oleaginosas e Produtos Pecuários (Geole) da Conab, a sustentabilidade garante uma média produtiva cada vez maior, sem prejudicar o meio ambiente, além de permitir que o produtor gaste menos com a utilização correta dos insumos. "Evita, desta forma, usos desnecessários e desperdícios, tornando a atividade produtiva mais rentável, de maneira que os agentes da cadeia produtiva, bem como as comunidades em torno da área de produção, também sejam beneficiados", pontua.

Produtividade como solução

O aumento da produtividade é a grande saída da agricultura, por duas razões. "Primeira: nos Estados das regiões Sul e Sudeste a área destinada ao cultivo de lavouras já está saturada, ou seja, não existem novas áreas para a expansão, a não ser pela ocupação de pastagens, sobretudo as degradadas. Na região Centro-Oeste, o desmatamento para novas áreas está limitado e fiscalizado pelo governo. Nos Estados do Nordeste, na região de Cerrados, ainda há áreas livres para a implantação de novas culturas. Portanto, com a redução gradativa de novas áreas para a expansão de lavouras, o produtor necessita aprimorar cada vez mais a utilização de tecnologias para aumentar sua produção. A segunda razão é que, para competir com o mercado, o produtor necessita aumentar a produtividade. Caso contrário, será eliminado pela concorrência", delimita Thomé Luiz.

Índices produtivos

Na última safra, relembra Eledon Pereira de Oliveira, técnico de planejamento da Gerência de Levantamento e Avaliação de Safra-Geasa da Conab, as culturas do arroz, milho e soja mantiveram o índice de crescimento elevado que vem se observando no decorrer dos anos.

"Em relação à safra 2009/10, a produtividade do arroz cresceu 14,4%, a da soja 6,4% e a do milho primeira safra 2,9%. O milho segunda safra, devido à estiagem nos Estados da região Centro-Oeste e às baixas temperaturas nos Estados do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, apresentou redução de 12,4%", enumera Eledon.

As maiores produtividades foram observadas nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e nos Cerrados dos Estados do Piauí, Maranhão e Bahia, além de Tocantins (região denominada Matopiba).

Novo perfil do produtor brasileiro

A agricultura moderna, assim como qualquer atividade econômica atual, está cada vez mais competitiva. Cada vez mais o produtor deve estar atento para um bom gerenciamento de sua atividade, desde a produção até a comercialização.

Para isso, Eledon Pereira diz que é necessário acompanhar as tecnologias recentes. "Isso serve tanto para a agricultura convencional quanto para a orgânica, ou seja, conhecer e gerenciar os custos de produção, para que o seu uso seja eficiente. Também é interessante conhecer as empresas que fornecem esses produtos, vez que estas deverão disponibilizar mais que preços baixos, serviços de assistência técnica e pós-venda. Enfim, e sobretudo, deve-se estar atento quanto ao como e quando comercializar a produção, visando aumentar sua rentabilidade", ensina o profissional.

Assim, a orientação de profissionais como engenheiros agrônomos, médicos veterinários, administradores, economistas, analistas de mercado, entre outros que estão ligados à produção agropecuária, é fundamental. Por isso, empresas de consultoria em diversas áreas ligadas ao setor rural devem ser consultadas/contratadas, como forma de tornar este agricultor cada vez mais um gestor da sua produção.

Muitos agricultores brasileiros já assimilaram este processo e estão trabalhando dentro desta gestão de forma organizada, com orientação e acompanhamento de profissionais competentes. "Mas, ainda há um longo caminho para que o setor agropecuário brasileiro atinja este patamar", visualiza o gerente da Conab, Thomé Luiz.

Rentável, e também produtivo

Para Roberto Rodrigues, coordenador do Centro de Agronegócios da FGV e professor de Economia Rural da UNESP Jaboticabal, a produtividade não é consequência da sorte. "É sempre aliada à adoção de tecnologia e de processos sustentáveis. Já a sustentabilidade é produzir usando, de forma adequada, todos os recursos disponíveis, inclusive os naturais, de forma que as gerações futuras não sejam penalizadas", esclarece ele, tomando a rentabilidade como consequência de todo esse processo.

A rentabilidade é um ponto fundamental para o agricultor, sem a qual a atividade se tornaria inviável. Entretanto, ela não deve ser vista somente do ponto de vista ambiental, mas como um tripé, com as vertentes: ambiental, social (legislação) e, por fim, econômica (rentabilidade da produção como um todo).

De acordo com Décio Luiz Gazzoni, pesquisador da Embrapa e conselheiro fiscal do Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB), o conceito da sustentabilidade vem ganhando força à medida que o produtor tem mudado sua mentalidade. "Para se manter no mercado, ele precisa, então, seguir as exigências do mercado consumidor, que não quer só qualidade, mas também saber de todo o processo que está por trás daquele produto", analisa.

Além disso, o aumento da produtividade é tão importante quanto os outros fatores, e envolve uma produção maior utilizando-se, para tal, a mesma quantidade de insumos, ou seja, sendo sustentável.

FONTE: REVISTA CAMPO E NEGOCIOS

Nenhum comentário:

Institucional Cia da Terra - Conheça o que move essa empresa!

Cia da Terra- Patrocinadora do Programa MG Rural Uberlandia e Região - TV Globo