quinta-feira, agosto 16, 2012

Agência de Informação Embrapa apresenta sua nova Árvore do Conhecimento: Pimenta (01/08/2012)

A expressão “ardida feito pimenta” se encaixa perfeitamente quando falamos de pimentas do gênero Capsicum, que são mais ardidas que as pimentas-do-reino. Usadas na culinária, na medicina alopática ou natural, na religião e até mesmo como arma de defesa pessoal, essas pimentas são um dos principais condimentos utilizados no mundo.


Para oferecer informações aos extensionistas, produtores rurais, estudantes e outros interessados sobre as fases de pré-produção, produção e pós-produção dessa cultura cultivada por pequenos agricultores de diversas regiões brasileiras, a Embrapa Informação Tecnológica em parceria com a Embrapa Hortaliças (Brasília-DF) e a Embrapa Informática Agropecuária (Campinas-SP) lançou, na Agência de Informação Embrapa (AIE), a nova Árvore do Conhecimento (AC) Pimenta.


Os principais estados produtores de pimenta são Minas Gerais, Goiás, São Paulo, Ceará, Rio Grande do Sul, Bahia e Sergipe e, além da demanda crescente do mercado interno, parte da produção brasileira de pimentas é exportada em diferentes formas, como páprica, pasta, desidratada e conservas ornamentais.


A AC Pimenta aborda aspectos importantes para quem produz ou comercializa a pimenta, tais como: mercado, importância econômica, recomendações de plantio, de adubação e controle de pragas e doenças, além de receitas e formas de processamento de pimentas como em flocos desidratados tipo calabresa, em pó tipo páprica e na produção de pastas ou geleias, entre outras.


Com a Árvore do Conhecimento (AC) Pimenta, a Embrapa passa a oferecer, na Agência de Informação Embrapa, fontes de informações validadas pela pesquisa agropecuária sobre todas as fases das cadeias produtivas associadas a 23 cultivos, 3 criações e 8 temáticas, que podem ser acessadas em hipertexto ou formato hiperbólico, além de dispor de recursos de informações complementares, tais como vídeos, áudios e publicações em pdf.

FONTE: EMBRAPA

Nenhum comentário:

Institucional Cia da Terra - Conheça o que move essa empresa!

Cia da Terra- Patrocinadora do Programa MG Rural Uberlandia e Região - TV Globo