quinta-feira, agosto 16, 2012

Produtores de tomate de Tocantins comemoram alta do preço


Município deve produzir cerca de 6 toneladas este ano

Os produtores de tomate de Tocantins comemoram a alta do fruto. Neste ano, o município deve produzir cerca de seis toneladas.

O produtor Amarildo Porfírio se apressa em colher os tomates. Os 6 mil pés ficam no município de Tocantins. Ele investiu mais de R$12 mil com adubo, mão de obra e defensivos que protegem o fruto de pragas, já que a planta é frágil e precisa de cuidados. Em 2011, o dinheiro que vinha da venda do tomate não pagava os gastos. Por isso, durante a colheita desse semestre, o medo era ter outro prejuízo.

Mesmo com os altos custos, os produtores ainda optam pelo cultivo do tomate na região. Tanto é que no começo de agosto, o preço do produto é três vezes maior que o cobrado no mesmo período do ano passado.

Os valores chegam a R$83 a caixa com 23 quilos. Em todo o ano, a produção de Tocantins deve chegar a 6 mil toneladas de tomate – o que representa menos do que os anos anteriores. O produtor Marino Abranches reduziu a área plantada de tomate de 12 para oito hectares. Mesmo assim, conseguiu lucrar mais que nos anos anteriores. Com a menor oferta do produto no mercado, aumenta o preço repassado ao consumidor.

FONTE: MEGAMINAS.COM

Nenhum comentário:

Institucional Cia da Terra - Conheça o que move essa empresa!

Cia da Terra- Patrocinadora do Programa MG Rural Uberlandia e Região - TV Globo